O QUE É PSICOPEDAGOGIA?


A Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.

Enquanto área de Conhecimento Multidisciplinar, interessa a Psicopedagogia compreender como ocorre os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento.

Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais com a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Psicologia Transpessoal, a Pedagogia, a Neurologia, entre outros.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PSICOMOTRICIDADE - PROPRIOCEPÇÃO


O que é a propriocepção?
Suponha que você esteja carregando uma mochila e livros. Evidentemente você está "sentindo" o peso dos objetos e, se tivesse de olhos fechados, saberia perfeitamente que os braços estão fletidos e que está em pé. A capacidade de detectarmos a posição das articulações, se estão ou não em movimento se deve aos proprioceptores.   O sentido de propriocepção é mais difícil de descrevê-lo do que as outras submodalidades da somestesia mas podemos afirmar que  se não o possuíssemos, não sentiríamos o peso do nosso corpo, não conseguiríamos segurar os objetos direito com as mãos e tão pouco nos manteríamos em pé de olhos fechados. Se não tivéssemos a propriocepção sentiríamos o tempo todo com a sensação que temos quando a perna ou braço ficam temporariamente "adormecidos".
Apropriadamente, os proprioceptores estão localizados nos músculos (fusos musculares), tendões (órgãos tendinosos de Golgi) e nas cápsulas articulares (corpúsculos de Ruffini). A idéia de que esses receptores são "próprios" é porque a principal fonte de estimulação desses receptores é provocada pela posição e movimento do nosso próprio corpo.
Experimente: De olhos fechados e sem fazer nenhuma manipulação, peça para alguém colocar um objeto sobre a palma da sua mão e tente descobrir o que é. Se não descobriu, manipule-o à vontade. Combinando as experiências tátil e proprioceptiva fica bem mais fácil, não é? É assim que descobrimos, facilmente, o que tem em nossos bolsos, sem vê-los.   


ATIVIDADES PROPRIOCEPTIVAS:

FONTE:http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_sensorial_somestesia3.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário